Páginas

maio 13, 2013

Crítica: 'Dexter' finaliza temporada surpreendente com a redenção entre irmãos

Penúltima temporada elevou a maldade em alto nível


Sete temporadas depois e, finalmente, a série Dexter caminha para fechar seu ciclo de vida. Foi ao ar no último domingo (12), pelo FX Brasil, o último episódio da sétima temporada. Esse desfecho serve para início do fim de uma das séries mais aclamadas pela crítica e público, devido seu roteiro dinâmico, sua história desafiadora e suas atuações marcantes. Dexter (Michael C. Hall), o monstro em pele de cordeiro, perdeu o controle de sua psicopatia assassina e agora seu lado sombrio contaminou sua irmã, a tenente Debra (Jennifer Carpenter). Essa que sente amores pelo irmão, agora se tornou uma cúmplice agindo de forma arrebatadora. Como será o final dessa história?

Essa temporada foi instigante em diversos sentidos. Os roteiristas parecem ter meio relaxado e trataram com menos seriedade os furos quase raros em todas essas temporadas. Dexter agora ataca até em rua, perto de um parque, em manhãs ensolaradas. Arromba casas como se não tivesse qualquer preocupação, entra em computadores de mafiosos sem precisar de senhas e ainda planta provas contra qualquer um que suspeita dele sem qualquer problema maior. Essa característica exagerada serviu pra manter o dinamismo da série. A temporada que começou fermentando um arco sobre a máfia russa, foi deixado de lado para abrir caminho à surpresas que quase culminaram na descoberta da verdadeira identidade de Dexter.

Começou também com seu embate com a irmã Debra que o pegou em flagrante, matando o grande "vilão" da temporada anterior. O duelo acabou levantando uma questão mal resolvida anteriormente: o amor de Debra pelo irmão. Tudo isso facilitou tal assimilação da irmã que acaba, não só aos poucos livrando o irmão de todos seus próprios deslizes que deixaram transparecer várias pistas à capitã LaGuerta (Lauren Vélez), como também à desafiou escolher um lado. Debra não só funcionou como peça chave para criar uma grande tensão na série, como também foi desafiada de todos os modos possíveis. Mais do que cúmplice, Debra agora é uma assassina.

A temporada também incorporou o mais forte interesse amoroso de Dexter: Hannah (Yvonne Strahovski). Assassina, que tem seu jeito peculiar de matar e se livrar de qualquer prova contra si, ela conquistou o analista de sangue aceitando o lado sombrio de Dexter e fazendo-o se sentir seguro ao seu lado. Com ela, Dexter pôde ser ele mesmo, numa espécie de terapia misturando sexo, sentimento e desejos. Como esperado, Hannah tem seu próprio jogo e Debra travou uma guerra contra ela. Sobrou para Hannah. Agora essa ponta solta foi levada para a temporada final, o que provavelmente trará mais tensão sexual e um duelo de mentes assassinas para a série.

Talvez tenha sido um final chocante, ainda mais se tratando da querida LaGuerta, porém, quem ainda tem algum sentimento pelo protagonista, acredito que pode começar o desapego. Creio no bom senso dos roteiristas e que a punição contra Dexter seja justa o tamanho de sua psicopatia. Seu carisma só serve para desafiar os espectadores que sempre acabamos nos identificando com alguma faceta anti social dele, porém sua realidade é muito mais do que se pode aceitar. Esse personagem fascinante e repugnante ao mesmo tempo, vai dar sua última cartada, e tamanha a repercussão de seus último atos, não será difícil ele ser encurralado e, de vez, terminar como uma de suas vítimas, atado contra suas próprias verdade e principalmente pela morte de inocentes (o poster da nova temporada dá à entender isso, veja abaixo). Afinal, Dexter deixou de ser um "justiceiro" há um bom tempo, e poucos perceberam.



Um comentário:

  1. tenho q voltar a assistir! kkkkk quero ver se finalmente vão acabar com o dexter, de verdade x.x

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.