Páginas

março 11, 2009

Watchmen O Filme - Resenha

Adaptação do grande marco em HQ's, é diferente de tudo que você conhece por super heróis



Do ponto de vista de uma pessoa que não conhece a revista em quadrinhos que revolucionou o mundo das HQ's, a experiência de assistir aos longos 153 minutos de projeção, pode ser um pouco confusa e cansativa, mas vale pela mudança na fórmula de se mostrar super heróis: quando esses estão em meio a um apocalipse iminente que uma guerra fria pode trazer como consequência.

A história gira em torno dessa tensão entre EUA e União Soviética com a comparação de seu armamento bélico e as tecnologias que podem causar destruição em massa e até a explosão de bombas nucleares. Enquanto isso acontece, a sociedade pode contar com a ajuda de super heróis. São eles: Rorschach (Jackie Earle Haley), Coruja (Patrick Wilson) , Comediante (Jeffrey Dean Morgan), a Espectral (Malin Akerman) e Ozymandias (Matthew Goode). Todos atores que incorporam tão bem o papel, que praticamente se transformam no herói.


Mas esses heróis há tempos tem perdido a vontade de ajudar os humanos que quase sempre se opunham a eles. Então a morte de um deles desencadeia tramas paralelas que contam a história de vida de cada um desses personagens, desenterra verdades e uma conspiração começa a ser percebida. Watchmen não é um filme apenas sobre heróis. A cada passagem pode se extrair a mais pura filosofia de várias questões que vivem ao nosso redor, mas apenas em tempos sombrios incomodam diretamente a todos. São discussões sociais, morais, governamentais e, principalmente, humanas.



Confesso que me perdi um pouco em meio a conspiração a ser revelada apenas no final, mas isso não tirou o brilho que o filme trouxe no momento em que os super heróis estão no auge. Talvez seja por isso que o filme conseguiu enfim sair do papel, pois sua complexidade assustou várias produtoras que tinham medo de lançá-lo. Mas o resultado é bom, talvez abaixo do que eu esperava no início, já tão acostumado com as cenas mirabolantes de outras produções, mas esse sentimento se passa ao você perceber que se trata de um filme com apelos mais conceituais e cults, o que requer uma visão diferente da obra. Tenho inveja de quem leu as HQ's e se viram satisfeitas com tal resultado positivo. Fiquei curioso em ler.



Mas antes quero rever o filme, e captar as muitas mensagens que devo ter deixado passar, me importar menos em esperar ação e efeitos visuais - da qual o filme traz na dose certa. Vou ver e gostar mais, tenho certeza. Só a criação do personagem Dr. Manhattan vale todo o filme. Um personagem tão impactante e que marca os momentos mais belos do filme, só que devia ter ficado com a tanga mais vezes.

Nota: 9,5

Watchmen - O Filme

Watchmen

EUA
, 2009 - 156 min
Ação / Drama / Ficção científica
Direção:
Zack Snyder
Roteiro:
David Hayter, Alex Tse
Elenco:
Jackie Earle Haley, Patrick Wilson, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Matthew Goode, Carla Gugino, Matt Frewer, Stephen McHattie, Laura Mennell, Robert Wisden

Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.