Páginas

fevereiro 05, 2011

'Inverno da Alma' transparece sociedade assombrada pelas drogas

Filme choca com realidade de uma cidade à mercê do narcotráfico


Aclamado pela crítica, o filme independente Inverno da Alma (Winter's Bone) conseguiu se sobressair em festivais como Sundance e Berlim. Como não bastasse chegar tão longe, ele ainda conquista quatro indicações para o Oscar, e chega fortalecido pela indicação como melhor filme e melhor atriz, a novata de 20 anos, Jennifer Lawrence. O filme até merece tanto burburinho e nem precisa ganhar, afinal, o mais importante é o fato dele ter chegado tão longe, demonstrando que com simplicidade uma boa história bem conduzida ainda é importante ajuda pequenas produções conquistarem seu lugar ao sol.

No filme, a jovem Ree, de 17 anos, está passando por maus lençóis ao ter de cuidar sozinha de sua mãe doente e seus dois irmãos. O pai está foragido e se não comparecer à uma audiência macarda, a família corre o risco de perder seus bens. Ree então sai pela cinzenta cidade sulista e bem atrasada (o filme não deixa claro qual é), disposta à encontrá-lo. Porém, na pequena cidade, o tráfico é que denomina as regras, ou simplesmente acaba com elas. Ela então vai buscando alguma pista entre pessoas próximas da região. Só que o ambiente é hostil, e o pai dela não é bem vindo por ter infringido alguma lei dos poderosos dali - sabe-se apenas que ele cozinhava a substância ilícita "speed".


Durante o filme percebe-se como a jovem é abandonada em todos os sentidos. O ambiente familiar está destruído e todas as responsabilidade caem sobre ela. Até mesmo a vontade de fazer algo que não seja cuidar da família, está ligada diretamente com a necessidade de se conseguir dinheiro para manter o lar. É aí que uma crítica ao Estado se fortalece, em meio à trama policial e esse mistério envolvendo seu pai.

Com coadjuvantes que conseguem manter a protagonista sempre sendo desafiada, Inverno da Alma é mais do que uma história de superação, e sim retrata a sobrevivência daqueles que são envolvidos indiretamente pelo tráfico. E é aí que o trunfo do roteiro é a corajosa heroína. A sua inteligência assusta até mesmo o tio, pois ela diferente de todos, não se deixou levar pela localização e pela vizinhança, e está ali lutando bravamente pelo que acha correto e ainda prepara seus irmãos para a mesma coisa. Com temática diferente  e sombria, o filme é um refresco para àqueles fãs de boas atuações e uma história simples, porém, corajosa.

 Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.