Páginas

fevereiro 27, 2011

Oscar 2011: Previsões e críticas

Opiniões e o que se pode esperar do momento único do cinema


A noite mais importante para os cinéfilos e para o mundo do entretenimento finalmente chegou! E todos estão se perguntando, O Discurso do Rei pode mesmo tirar o Oscar do queridinho A Rede Social? Neste ano eu tive a oportunidade assistir aos dez indicados e alguns outros que se deram bem nas categorias técnicas, e meu sentimento é apenas um: medo de mais uma frustração. Os anos que se passaram a história sempre se repetiu. O eleitores da Academia escolhem seus favoritos com a intenção de entregar um prêmio de consolação, homenagem ou simplesmente contornar algum erro do passado. Não existe filme que se encaixe na fórmula de vencedor, pois a premiação tem sempre uma fase, suas preferências acerca de contextos históricos ou filmes que funcionaram como entretenimento, como o caso de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei. Por isso não gosto de fazer apostas, pois sempre me confundo no que eu gosto e no qual deve vencer e me frustro com resultados injustos.

As ressalvas que faço sobre a noite de hoje são:

- A parte técnica não me interessa tanto, acho que todos filmes indicados merecem e qualquer um que ganhar está de bom tamanho - só não acho justo quando usam essa parte para baixar a bola de concorrentes fortes por serem blockbusters e prestigiar os menores. Isso pode ocorrer com O Discurso do Rei levando prêmios de Alice e A Origem.


- A categoria de atores está muito bem escolhida e os favoritos, Colin Firth e Natalie Portman merecem ganhar. Minha incerteza é sobre atriz e ator coadjuvante, da qual, não acho que o trabalho de Melissa Leo em O Vencedor seja tão bom quanto de Helena Bonham Carter ou da jovem Hailee Steinfeld de Bravura Indômita, ou  Christian Bale melhor que de Geoffrey Rush em O Discurso do Rei ou de John Hawkes por Inverno da Alma. O que favorece Bale são as transformações físicas.

- Christopher Nolan devia vencer em melhor roteiro original por A Origem e assim justificar porque ficou de fora da categoria de melhor diretor.

-  E já que existe toda comoção entre os favoritos em melhor filme e diretor, que justiça seja feita, depois de errar ano passado quando James Cameron viu sua grande, inovadora e lucrativa obra ser esnobada, assim como seu trabalho de realizador. Pode até O Discurso do rei levar de filme ou diretor, mas A Rede Social merece algum desses prêmios também (senão os dois), e já que isso não é difícil de ocorrer, pois já foi feito antes - mesmo não sendo ideal -, pode acabar com um David Fincher tendo de ser glorificado daqui à anos por uma obra inferior, com eles desfazendo um erro deste ano. Fincher tem inimigos em Hollywood, mas isso não deve justificar ele morrer sem um prêmio depois de fazer a diferença na indústria.

- Se Toy Story 3 não levar como melhor animação, eu nunca mais vejo o Oscar.

Resenhas dos 10 indicados na categoria de Melhor Filme:


Os filmes são escolhidos por 5.755 membros da Academia, e os vencedores serão conhecidos hoje ma 83a. cerimônia de entrega dos prêmios principais que ocorre a partir das 22 horas e será exibido pela TV Globo (com cortes) e pelo canal pago TNT (na integra e antes o tapete vermelho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.