Páginas

junho 14, 2012

'Nurse Jackie': a enfermeira viciada vai para a Disneylândia na nova temporada

Estreia da quarta temporada mostra Jackie partindo para a rehab




Foi ao ar no domingo (3) o lançamento da quarta temporada da comédia dramática Nurse Jackie. Exibida pelo canal Studio Universal no Brasil (legendada e com áudio original) com algumas semanas de diferença com a estreia nos Estados Unidos - exibida por lá pelo Show Time (emissora de séries de calibre como DexterThe Big C e Homeland). A nova temporada chegou levando a protagonista para um novo caminho. Comentei aqui como a terceira temporada foi chata, sem nada impactante e com poucos episódios bons. Entretanto, finalmente, a trama volta a ficar movimentada com o primeiro passo da Jackie (Edie Falco) se livrar da bagunça que virou sua vida: a ida para a Disneylândia, ou melhor, a reabilitação.


Finalmente, Jackie se viu encurralada com a família despedaçada, a filha problemática, as amizades e a confiança profissional abaladas. Mas bastou sentir de perto o temor de todo viciado, a morte, para ela aceitar enfrentar o problema. Após ver um jovem, que ela leva para casa na intenção de se fumar crack, morrer na sua frente de overdose. Foi o momento de desabar de vez com a amiga Drª Ohara e aceitar sua condição. Essa nova fase poderia muito bem ter sido já mostrado anteriormente após o final bombástico da segunda temporada, mas esticaram o drama da personagem em uma terceira e questionável temporada. Resta saber se a temporada vai pular esta parte ou mostrar a vida de Jackie enjaulada.

Os coadjuvantes cresceram com o fraco foco dado Jackie na temporada anterior. A nonsense Zooey agora vive com Lennie (um dos casais que mais combinam na TV atualmente), a Drª O'hara anuncia que está grávida (será do enfermeiro Sam?), Eddie está louco de pedra e contou para Kevin sobre seu caso com sua esposa - a briga deles em MUTE enquanto as meninas jogavam Wii foi genial -, Gloria agora será uma enfermeira e a entrada de Bobby Cannavale como novo chefão do hospital, promete.

Foi um recomeço marcante com ótimas tiradas, a ironia mais afiada que nunca e um caminho que valeu a pena esperar. Nurse Jackie é uma série com uma protagonista que soa arrogante, mas esta é a sua defesa em seu ambiente de trabalho. O seu problema de drogas vai resolver uma questão pertinente para a sua vida, e o que será de sua personalidade após isso é que vai ser interessante acompanhar. Por ora, está imperdível.