Páginas

maio 14, 2009

X-Men Origens: Wolverine - Resenha

Filme solo do mutante não consegue empolgar muito, mas guarda boas surpresas


Ao mesmo tempo que o público aguardava ancioso pelo grande lançamento do filme que conta a história do popular personagem Wolverine, em seus bastidores, o clima de insatisfação parecia tomar conta da produção. Várias cenas tiveram que ser refeitas e a imprensa especializada já esperava o filme com o pé atrás. Mas para a felicidade do estúdio, nem o fato da fita ter vazado um mês antes na internet, atrapalhou seu sucesso nos cinemas. E olha que isso foi um grande risco, sabendo que a recepção dos fãs foi morna.

Pois é, X-Men Origens: Wolverine não passa de uma fita de ação, onde a qualidade da produção, nem de longe lembra a série X-Men, que teve três filmes bem sucedidos, e atendeu as expectativas dos fãs. Mesmo que X-Men 3: O Confronto Final tenha dividido opiniões e deixou o futuro da série bem bagunçada. Se a história do personagem foi modificada para se aproximar ainda mais do público que não conhece a complexidade da história, o filme ainda peca no fraco roteiro e nas cenas de ação que mais lembram filmes de ação ruins.

Mas o resultado podia ser pior. O maior problema da produção talvez seja superar o que já vimos na série dos X-Mens. Para muitos até hoje - inclusive eu - X-Men 2 é a melhor adaptação de quadrinhos para o cinema. Direção competente, roteiro inteligente e atuações empolgantes, como a do ator Brian Cox, que aqui fez o vilão William Striker e infelizmente foi substítuido por um ator menos expressivo nesse Wolverine.

Os coadjuvantes tem suas história mostradas de forma rápida e desnecessárias, e apenas estão ali para mostrar seu poder e ficar na sombra de Hugh Jackman. Está claro que a presença de Gambit (Taylor Kitsch) aqui é apenas fruto dos fãs que pediam a presença do personagem. E os outros bonzinhos, aparecem, morrem, somem do nada...

Mas o ponto positivo do filme é a grande menção aos outros três filmes por meio de um personagem importante. Não vou dizer aqui, mas trata-se de uma participação incrível, ainda mais que no terceiro filme da série seu destino ficou em aberto. Mesmo sendo um prelúdio e sem nenhuma obrigação de resolver questões, essa participação é bem interessante. Outra coisa boa é a escalação de Liev Schreiber como Dentes de Sabre.

Se Bryan Singer fez um grande trabalho com os dois primeiros filmes da série, fato que perdoamos até a escorregada do exagerado terceiro filme, não dá pra perdoar o diretor Gavin Hood, afinal Wolverine é o personagem mais popular e interessante da franquia, e merecia muito mais.

[7,5/10]


X-Men Origens: Wolverine
X-Men Origins: Wolverine
EUA, 2009 - 107
Direção:Gavin Hood
Roteiro: David Benioff e Skip Woods
Elenco: Hugh Jackman, Liev Schreiber, Danny Huston, Will i Am, Lynn Collins, Kevin Durand, Dominic Monaghan, Taylor Kitsch, Daniel Henney, Ryan Reynolds

Trailer:

Um comentário:

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.