Páginas

outubro 27, 2009

Tá Chovendo Hambúrger! 3D - Resenha

Filme surpreende pela ousadia e com um roteiro grandioso



A primeira vista, o que poderíamos esperar do trailer de Tá Chovendo Hambúrger! (Columbia Pictures e Sony Pictures Animation), é mais um clichê de animações pitorescas, que pecam no exagero de cenas de ação e com o sentimentalismo barato do drama em família. Isso realmente fica chato quando não se tem o cuidado de fazer algo bem feito, visando apenas os lucros. Enquanto a Disney provoca os investidores e o público na tentativa de surpreender e continuar a comover plateias ao se renovar a cada franquia - como no último UP Altas Aventuras, leia crítica aqui - , os outros estúdios estão pensando mesmo é em diverti-las! Isso aconteceu nos estrondosos sucesso Kung Fu Panda (Dreamworks) - da qual já tem uma sequência sendo preparada com estreia prevista para 03/06/2011-, A Era Do Gelo 3 (FOX) e o meio que fracassado Monstros vs Alienigenas (Dreamworks). Não que essas produções não apelem para o ensinamento de valores morais e que tenham dramas familiares, mas vamos considerar que são em uma escala menor.

Começamos com o fracassado Flint Lockwood, que não tem o respeito de seu pai, quando decide seguir a carreira de cientista. Nem do pai, nem de ninguém da cidade. Mas tudo isso muda quando uma de suas invenções, uma máquina que transforma água em comida, dá certo e acaba na estratosfera. Então começa a chover a comida que for escolhida na máquina. O exagero aqui, faz bem quando estamos ansiosos por imaginar tais cenas. E mesmo que o design dos personagens, e criaturas não são tão perfeitos e limitados, em relação aos filmes da PIXAR, o que temos aqui é o cuidado com todo o resto.

O roteiro é bem amarrado, e todas a várias histórias vão evoluindo e conquistam um clímax que não deixa à desejar. Destaque para o núcleo amoroso do personagem principal, a estagiária Sam Sparks. Mas aí temos um problema - dependendo do ponto de vista -, quando estamos fazendo uma história para adultos. Várias piadas talvez serão incompreendidas pelo público infantil. Mais do que qualquer outra produção, tanto pela história que foge do universo bonitinho construído pelos outros estúdios, quanto os personagens. Claro, que esse comentário cabe a quem ache que animação continua sendo apenas coisa para crianças. Eu ainda não sei o que dizer a respeito. Só sei que continuarei fã desses filmes com todo espírito infantil que guardo dentro de mim nessas horas de pura diversão!

Tá Chovendo Hambúrguer

Cloudy With a Chance of Meatballs

EUA, 2009 - 90 min
Animação / Infantil
Direção: Phil Lord e Chris Miller
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller
Elenco: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Bruce Campbell

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.