Páginas

maio 09, 2011

Série 'Game of Thrones' tem começo promissor

Épico fantástico abusa da qualidade técnica e roteiro ousado


Estreou domingo na HBO Brasil, o aguardado seriado Game of Thrones. Misturando realidade fantástica com plano de fundo medieval, o seriado é uma adaptação da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin. É uma aposta interessante do canal que conseguiu emplacar o drama de época Boardwalk Empire ano passado, mas que não serve como parâmetro para um projeto como este. Na TV, apenas Spartacus tem se sobressaido com uma temática próxima, além de outros dramas históricos como o já finalizado The Tudors e agora The Borgias. Lembrando que a HBO também produziu Roma. Ainda tem Camelot pela Startz, que também tem sido comentada, mas com críticas mistas. Claro que existem outras séries e com sua audiência fidelizada, mas geralmente são produções da BBC da Inglaterra que encontra mais facilidade de falar sobre o tema, como Merlin.

Essa aposta da HBO tem um primeiro episódio empolgante e decepcionante ao mesmo tempo. Pro público menos acostumado com esse tipo de temática, mas que assiste filmes hollywoodianos do mesmo estilo, como eu, Game Of Thrones tem qualidade impecável, apresenta de forma clara seus personagens, mas que no geral necessita da paciência da audiência leiga para aguardar o desenrolar da história. Não teve batalhas, e nem grandes efeitos, porém o gancho fica por conta da diversidade de reinos e a probabilidade da existência de dragões e de tramas ousadas. Para ser exibida na TV fechada, não podia faltar o sexo, nudez e constantes cenas violentas. O autor mesmo dizia que a história não caberia em um filme, por considerar a história ainda maior e mais complexa que O Senhor dos Anéis - isso eu quero ver.

A história se passa em Westeros, uma terra reminescente da Europa Medieval, mas sem relação com a realidade. Nesse lugar, as estações duram por anos ou até mesmo décadas. Como um bom épico medieval, os Sete Reinos vivem em guerra, focada entre duas famílias dominantes e que lutam pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir. No piloto, já ficou claro o clima de intrigas, personagens interesseiros, o protagonista durão que terá de enfrentar um jogo cheio de pessoas sedentas por poder, além de explorar um pouco a cultura de cada reino.


No primeiro momento, o seriado agrada mais por ser um diferencial na TV, que depois de Body of Proof, um misto de série médica, policial, drama com uma protagonista excêntrica e surpreendentemente tem conquistado grande audiência na TV aberta, ou ainda mais um reality show musical, mesmo que seja diferente e mais interessante que os demais, The Voice, mostra que a originalidade está em baixa na tv norte americana. A TV fechada segue na frente com entretenimento de qualidade e buscando histórias originais. Com uma temática longe da minha programação habitual, sem dúvidas vou continuar sintonizando Game of Thrones, que junto com Breaking Bad na AXN antes, e Mad Men após - na mesma HBO -, fazem meu domingo muito melhor. 

 Curiosidades e informações:

  • A HBO já sinalizou a produção da segunda temporada com mais dez episódios confirmados - cada temporada cobrirá um livro da série (que tem cinco escritos num total de sete).
  •  O seriado alcançou mais de 2,2 milhões de telespectadores nos três primeiros episódios (média baixa, mas com a comercialização para outros países, os US$ 60 milhões investidos podem ser recompensados)
  •  O seriado é exibido todos domingos às 21 horas na HBO Brasil (canal 71, Sky).
Trailer:


Para saber mais sobre  Game of Thornes, entre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.