Páginas

maio 31, 2009

O Menino do Pijama Listrado - Resenha

Produção fala sobre holocausto sob o ponto de vista da ingenuidade de uma criança


Bom, o filme O Menino do Pijama Listrado não é tão novo assim, mas apenas agora tive a oportunidade de assisti-lo. E posso dizer que mesmo sendo uma história interessante, diferente, ele tem lá suas limitações.

Eu aprecio esses tipos de produção que falam de uma época tão sombria da qual foi o nazismo. Inúmeras produções se esforçavam para mostrar o que aconteceu em meados da 2ª Guerra Mundial, e todas são lembradas em Oscars, pelo público. Seja mostrar a guerra em si, ou mostrar os personagens judeus perseguidos. É importante frizar que essa questão de judeus, é puramente interesse de estúdios norte-americanos que tem como donos e muitos diretores judeus. Afinal orientais, homossexuais, testemunhas de jeová, comunistas, entre outros foram perseguidos.

Quem conhece bem a história, não vai se surpreender muito com o O Menino do Pijama Listrado, filme escrito e dirigido pelo inglês Mark Herman, baseado no livro de John Boyne. Afinal tudo segue a risca do que os livros e outras produções mostraram. A diferença - ou não, se lembrarmos de A vida é bela - é retratar a visão ingênua de uma garoto de 8 anos, que não compreende o que o mundo está passando. Seu nome é Bruno. Sua família muda-se para o interior da Alemanha, devido ao seu pai ser um dos generais que cuidam de um dos campos de concentração. O menino logo é proibido de andar aos arredores por trás da casa, pois, ali perto encontra-se um desses campos.

Mas ele é uma criança entediada, e logo vai explorar o novo mundo da qual foi obrigado a viver. Então por trás da cerca de arame farpado, ele vê um menino com a mesma idade, mas sem a mesma alegria. Apartir daí eles vão se aproximando e se tornando amigos. Mas mesmo antes disso ele tem contato com um judeu, que é empregado de sua casa, e antes era médico. Bruno acredita que ele largou a medicina para agora descascar batatas. O filme tem uma trama paralela interessante, que mostra sua mãe também descobrindo o horror que acontece ali perto da casa, pois a fumaça preta que aparece no céu e também o cheiro ruim, mostravam que algo estava errado. Ela bate de frente com o marido/general o tempo todo a cada descoberta.

Não eram todos naquele momento que sabiam o poder destrutivo e desumano do nazismo, e o filme mostra isso muito bem. A produção é bem feita, os personagens bem contruídos, mas não consegue nos tocar como outras, serve mesmo para manter na lembrança um passado da qual a humanidade jamais poderá se esquecer.

Filmes com a mesma, ou parecida temática que merecem destaque: O Pianista, A vida é bela, Olga, O ano em que meus pais saíram de férias
e A queda.

O Menino do Pijama Listrado

The Boy in the Striped Pijamas
EUA / Reino Unido, 2008 - 95 min
Drama
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill, David Thewlis, Vera Farmiga, Jack Scanlon

Trailer:




2 comentários:

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.