Páginas

junho 27, 2009

Jean Charles - Resenha

Filme retrata história de luta sobre brasileiros no exterior


O marco principal dessa história foi a mostrada apenas como detalhe nos minutos finais do filme. Assim como A Última Parada 174, o que foi focado é a vida do personagem principal, baseado em fatos reais. Se achavamos que o Brasil poderia estar livre de qualquer ameaça terrorista, a história trágica de Jean Charles, mostra que o terrorismo causa pânico, e isso leva à inocentes morrendo, não importa a nacionalidade.

Mas o filme deu destaque a outros pontos interessantes e que estão mais atuais do que nunca. O preconceito enfrentado por estrangeiros ao tentar entrar em países principalmente de 'primeiro mundo', é algo que merece ser discutido e mostrado. Ainda temos o fato da realidade que muitos esquecem. Eles não estão ali para passear, e sim para conseguir algum dinheiro para ajudar parentes e até eles mesmos.

Jean Charles é uma dessas figuras. Cheio de amigos, ele se envolve em alguns problemas, mas é daqules que não desiste nunca. Sempre procurando algo novo, se envolvendo com o mercado de passaportes, mas sempre com boas intenções. Uma cena que é de longe a mais interessante, é a discussão entre Patricia (Vanessa Giácomo) que acabará de chegar em Londres, com o primo Jean Charles pela margem do rio Tâmisa. Ele diz que quer se divertir ali, e quer que ela faz o mesmo, e muito nervosa ela rebate falando que ele está perdendo suas raízes, perdendo o foco do que foi fazer ali. Algo que retrata bem o que é a submissão de culturas menos favorecidas, aos gigantes que aparentam ser mais liberais.

Levantando tantas questões, infelizmente não vi nessa produção uma qualidade em relação a estética como em outras estrelada pelo astro Selton Mello. O filme tem uma história linda a ser contada e que coloca na luz tantos problemas para serem discutidos, mas ele às vezes parece arrastado e meio perdida.

Outro ponto negativo é o momento em que está sendo lançado. Li um comentário do crítico Rubens Edward Filho, dizendo que o filme está praticamente fardado ao fracasso, visto que Selton já está em cartaz com uma produção mais popular A Mulher Invisível, tirando a grande estreia de Transformers. E isso é ruim, afinal trata-se de um história de grande repercurssão, pertinente à discussões e com um grande astro do nosso cinema. Mas ignorando esses detalhes, o filme cumpre sua função e nos lembra que o crime absurdo terminou impune. Uma vergonha para a política daquele país que se julga tão superior.

Jean Charles

Jean Charles
Brasil / Inglaterra, 2009 - 90 min
Drama
Direção: Henrique Goldman
Roteiro: Henrique Goldman e Marcelo Starobinas
Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luis Miranda, Patricia Armani, Daniel de Oliveira e Sidney Magal

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.