abril 01, 2013

Crítica: 'Game of Thrones' retorna com gigantes, dragões, feiticeiros e muita intriga

Seriado estreia terceira temporada fazendo dever de casa


E uma das séries mais comentadas nos últimos anos, Game of Thrones, reestreou no domingo (31) na HBO Brasil com a aguardada terceira temporada. A estreia foi feita de forma simultânea com a exibição nos Estados Unidos, tendo opção de ser vista de forma legendada ou dublada. E a trama continuou exatamente onde parou o último episódio da temporada anterior. Porém, agora a aventura épica e fantasiosa caminha para apresentar o terceiro livro da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, chamado A Tormenta das Espadas - o maior livro até então, que por isso deve ter 2/3 adaptados em dez episódios, segundo o próprio autor George R. R. Martin.

Foram 4,4 milhões de espectadores (isso apenas nos EUA, batendo o recorde na HBO) para acompanhar o episódio Valar Dohaeris. E diferente do que foi visto na última temporada, não teve uma breve reapresentação dos núcleos de forma didática, no entanto, os roteiristas apresentaram menos tramas, deixando algumas pontas soltas na segunda temporada para explorar no próximo episódio. Começou com Jon Snow (Kit Harrington), chegando no acampamento dos Wildlings, da qual, fora capturado. Então é levado ao líder Mance Rayder (Ciaran Hinds). Logo, fazem um acordo.

Depois foi mostrado a situação dos atuais detentores do Trono de Ferro, após a batalha de Blackwater. Mas tudo se concentrou mais entre Tyrion (Peter Dinklage) e a Rainha Cersei (Lena Headey). Tyrion, recluso e que teve a autenticidade de sua corajosa luta no embate, esteve se recuperando e também temendo. É então que ele se encontra com o pai (Charles Dance), que o humilha e pede para ele parar de manchar o nome dos Lannisters. Ainda no Reino, Margaery Tyrell (Natalie Dormer), a nova futura esposa do Rei Joffrey (Jack Gleeson), desafia Cersei mostrando-se ser mais ativa que a antiga opção, Sansa (Sophie Turner), na verdade uma refém. Margaery chega com a proposta de cativar o povo, futuramente buscando alguma resposta.

Em outro núcleo, Robb Stark (Richard Madden), chega a sua antiga casa, Winterfall, e encontra o lugar  devastado e quase todos mortos. Robb inclusive, pede a reclusão de sua própria mãe, que ordenou a soltura do refém Jaime Lannister (Nikolaj Coster), pela troca das suas filhas, porém, ele acredita que o ato foi quase uma traição visto que o condado deles fora destruído.

Destaque também para Davos Seaworth (Liam Cunningham), que tinha sido dado como morto após a épica batalha. Ele fora resgatado por um barco pirata e é levado de volta a Dragonstone, da qual, é o conselheiro do Lorde Stannis Baratheon (Stephen Dillane). Porém, se decepciona ao ver seu líder dando ouvidos para a feiticeira manipuladora Melisandre (Carice van Houten), e acaba preso por criar um tumulto ao ficar transtornado com a situação que não aceita. Por fim, em outra vertente, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), chega em Slavers Bay, onde busca adquirir soldados escravos. Lá acaba encontrando um antigo servo leal ao seu pai.

Como primeiro episódio de uma temporada que promete muitas surpresas, Game of Thrones começou fazendo a lição de casa, sem entregar de vez tudo que é esperado. Por enquanto, apenas foi visto um vislumbre de um gigante - certamente impressionante - e os dragões de Daenerys que já sabem cozinhar e comer - mais rápido que preparar um miojo. Um episódio menos tumultuado que o de costume, e que felizmente tem mostrado o esforço da série de corrigir seu principal problema: o aprofundamento em personagens principais. Os fãs de Peter Dinklage (e ele próprio, visto que já venceu um Emmy pelo papel), agradecem.

Episódios exibidos simultaneamente no Brasil pela HBO Brasil (também em HD), domingos, às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.