Páginas

janeiro 12, 2009

Globo de Ouro 2009

Heath Ledger mereceu, Kate Winslet depois de anos indicada ganhou e Danny Boyle é 'o' diretor!

Pois é, depois do ano passado que não teve a festa que entrega os prêmios para os melhores da TV e do cinema, a 66ª cerimônia de entrega dos Globo de Ouro foi histórica e emocionante. Pena para alguns que não venceram, mas para outros que, enfim, tiveram o reconhecimento.

Vamos falar dos melhores momentos. A minissérie John Adams levou 4 prêmios. A ótima 30 Rock ganhou 3 prêmios (na categoria Melhor ator para o engraçado Alec Baldwin, atriz para genial Tina Fey, que é criadora da série e Melhor série de comédia)... Mais uma vez mostrando porque os americanos não valorizam muito o que é bom, acaba que os críticos tenham de fazer esse papel. Seriados  prestigiados por lá, geralmente, são apelativos, como os famosos policiais. 30 Rock tem uma dose de humor exata pra fazer qualquer um rir... Mas muitos não a descobriram ainda, basta ver os números de audiência. O bom é que mesmo com a audiência baixa, acredito que a NBC não vá cancelar um seriado tão premiado. Eu espero.

Anna Paquin ganhou de melhor atriz de drama. Eu não esperava mesmo, ouvi gente falando que True Blood é trash demais. Agora estou até com vontade de ver, pra conferir a atuação da atriz. Mad Man levou o prémio de melhor drama. Parece ser chatinho esse seriado não? Eu queria ver Dexter levar alguma coisa...

Nas categorias de cinema, não deu para O Curioso Caso de Benjamin Button que era favorito e sendo considerado até mesmo para o Oscar. Não levou nada. Quem fez a limpa foi Slumdog Millionaire, que é a primeira união de Bollywood (cinema indiano) com Holywood. É o filme que está no topo da minha lista para assistir. Foram 4 prêmios para o filme: melhor roteiro, trilha sonora, diretor e filme de drama. Ou seja... Apenas um passo para o Oscar. E ver o Danny Boyle ganhando foi fantástico. Eu já comentei na resenha de Sunshine - Alerta Solar, o quanto eu sou fã dele. São filmes diferentes, com uma linguagem particular, sem apelar para clichês que os gêneros alimentam a cada produção no mercado. Ele vai logo em pontos jamais explorados. É genial. Eu mal posso esperar para ver esse último trabalho dele.

Collin Farrel ganhou de melhor ator coadjuvante em filme de comédia ou musical. Grande surpresa. Pelo jeito Hollywood, assim como a indústrial musical, está cada vez mais abrindo as portas para talentos britânicos. Já Leonardo di Caprio perdeu de melhor ator de drama... Em breve ele ganha dois de uma vez só. Já levou em O Aviador, mas não considero aquele o melhor dele. Esse ano a justiça foi feita para Kate Winslet. Sem dúvidas a maior surpresa da noite. Anne Hathaway perdeu o prêmio de melhor atriz de drama para Kate. Parece que ela estava confiante na vitória, e não é por menos, a atuação dela foi muito elogiada.

Wall.e levou de melhor filme de animação. Sabe o que eu acho? Essa categoria rebaixa muito as produções que têm apresentado mais qualidade que muitas outras por aí... Vicky Cristina Barcelona foi a premiada de melhor comédia ou musical. Woody Allen claro, não estava lá para receber o prêmio.

No balanço a premiação conseguiu se sair melhor do que outros anos, e teve um momento memorável que foi o da entrega do prêmio póstumo para o ator Heath Ledger. Todos se levantaram e bateram palmas. Uma cena dele como Coringa foi exibida e o diretor Christopher Nolan foi receber o prêmio. "Depois da morte do Heath, ficou um vazio no futuro do cinema".

O ponto negativo vai para um ótimo crítico de cinema como o Rubens Edward Filho é, mas que consegue ser grosseiro às vezes e fica dando opiniões muito pessoais durante a transmissão da TNT. Desnecessário.

Um comentário:

  1. doido pra ver slumdog!!!
    Vicky Cristina Barcelona mais do que merecido, gostei demais!!

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.