Páginas

agosto 28, 2009

Kurt Cobain, Retrato de uma Ausência - Resenha

Documentário sobre um dos maiores ícones de uma geração é um terapia em grupo


Na maioria das vezes documentários assustam muitos por serem arrastados, cheios de depoimentos e dados históricos. A verdade é que esse tipo de produção como muitos pensam, não precisa ser necessariamente assim. A prova está no surpreendente Kurt Cobain, Retrato de uma Ausência, que é basicamente um desabafo do músico preenchido com imagens de sua cidade natal e outras de suas passagems por outros lugares.

Quando ele começa com "Ninguém precisa saber tudo sobre mim", o vocalista do Nirvana dá o tom inicial que se alastra durante todo o filme, desde quando conhecemos sobre sua infância, suas dores, seus fantasmas. Vamos crescendo com o músico. Sua desistência em cursar artes na faculdade e seguir com sua banda. Sua opinião sobre os integrantes da banda e a explosiva relação com Courtney Love.

Antisocial, depressivo... Kurt Cobain revela que nunca quis chamar atenção de ninguém. Ele nunca conseguiu lidar com a fama. Demonstra seu ódio pelos jornalistas e ainda escâncara a realidade do mundo do rock. Para ele os jovens ouvem cada vez menos rock e que agora tudo se transformou em moda, e olha que isso foi no início dos anos 90... E aos 15 anos depois de sua morte por overdose, mal sabe ele que o mundo estaria ainda mais apocalíptico do que sua trágica visão, no momento em que comenta sobre a "overdose de realidade virtual" que muitos teriam com a tecnologia.

Esteticamente o filme foge de todos os clichês de outros documentários voltados para ícones do rock. Troca imagens raras ou músicas jamais lançadas, para um visual limpo e bem poético. Fotos do personagem principal aparecem apenas nos segundos finais. Não se parece como uma desculpa para mostrar a entrevista gravada. Tudo faz sentido, quando percebe-se que a terapia do músico durante o desabafo, serve para o público se identificar com ele e também sentir na pele os seus relatos reais.

Então que sirva de alerta: não vá esperando uma história triste, melancólica de um personagem sombrio e depressivo, com uma trilha sonora do Nirvana e algo imparcial. Esse documentário é sobre uma vida. Triste sim. Depoimento de um ser humano problemático e que não escolheu ser o que o transformaram.

Kurt Cobain - Retrato de uma Ausência
Kurt Cobain: About a Son
EUA - 96 min
Direção: AJ Schnack
Elenco: Kurt Cobain (narrador)

Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.