Páginas

agosto 16, 2009

Confissões de uma Garota de Programa - Resenha

Filme de diretor ganhador do Oscar, entra no mundo de uma prostituta de luxo - vivida por uma atriz pornô


Steven Soderbergh
procurou por uma parceria no minímo inusitada
em seu último projeto. E essa parceira trata-se de uma atriz pornô que agora é protagonista de uma produção, digamos, mais tradicional. Seu nome é Sasha Grey e o diretor a conheceu por um anúncio em um jornal chamando-a logo para o papel.

O novo filme do diretor, que conquistou o Oscar por Traffic, tem mais do que essa atriz encontrada de forma diferente. Ele optou ainda por atores não profissionais e ainda cuidou do projeto como se ele fosse experimental. Ou seja, está sendo comentado aqui, principalmente porque o diretor é famoso.


Mas o filme tem seus méritos próprios. Centrado na vida de uma garota de programa, que tem como marketing se fazer de namorada, além do sexo, a história mostra a faceta de uma personagem que procurar crescer nesse ramo, sem se preocupar com a fina linha que separa o "emprego" de seu verdadeiro "eu". E sendo contratada geralmente por empresários e pessoas de alta classe social, a garota acaba criando laços com um desses clientes, despertando a ira de seu namorado, além de criar confusão dentro dela própria. Entre o pôr a maquiagem e ouvir o desabafo de vários homens, depois tirá-la e voltar a vida normal, mal sabe
ela onde isso pode chegar. Durante o processo, a jovem ainda encontra tempo para se abrir à um escritor que está escrevendo sobre sua vida. Mas a verdade, é que ela não está disposta a tirar a máscara para qualquer um.


O filme tem tomadas em belíssimos cenários urbanos, uma fotografia bem detalhada para os diversos ambientes, além de ter um roteiro que crítica vários assuntos, como a própria crise econômica, a relação dela com o namorado, os diferentes clientes que à procuram e claro, a profissão de garota de programa, que cada vez mais entendemos como funciona, dado o volume de produções já lançadas. Um filme irregular, com seus momentos chatos e parados e outros interessantes e com discussões claras e objetivas.



Confissões de uma Garota de Programa

The Girlfriend Experience
EUA, 2009 - 78 min
Drama
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: David Levien, Brian Koppelman
Elenco: Sasha Grey, Chris Santos

Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.