Páginas

agosto 19, 2010

A surpresa do momento: 'Meu Malvado Favorito'

Animação é mais uma prova que existe vida além da Pixar

Revisão de texto: Rodrigo Rodrigues


O ano começou com grande projeção para as animações em computação gráfica. E diferente do que se imaginava, não foi apenas o estúdio da Pixar/Disney que brilhou no lucrativo gênero. Como Treinar o Seu Dragão (Dreamworks), mesmo com um lançamento frio nas bilheterias, cresceu impulsionado pelas boas críticas e mostrou ao que veio. Juntando com a melancólica e até razoável última parte de Shrek (Dreamworks), passando pelo emocionante - e melhor até aqui - Toy Story 3 (Pixar/Disney), era esperado agora o também da Dreamworks Animation, Megamente. Mas surgiu em em meio a esses gigantes que chamou atenção. O despretensioso Meu Malvado Favorito (Despicable Me), primeira aposta da Universal Studios com seu novo braço direito para filmes desse tipo, a Illumination Entertainment.

A surpresa é mérito de Chris Meledandri, ex-presidente da 20th Century Fox Animation responsável por A Era do Gelo, Robôs, Os Simpsons, Horton e o Mundo dos Quem e o mais recentemente sucesso de bilheteria Alvin e os Esquilos. Ou seja, ele é experiente no ramo e sem dúvidas buscou inspiração naquelas animações que estavam arrebatando a crítica e que foram cotados para o Oscar. Juntou a melhor equipe que trabalhou e conseguiu um nível de qualidade tanto técnica, quanto do roteiro redondo e original que garante diversão para qualquer faixa etária que vai ao cinema assisti-lo. O drama complexo do protagonista cresce em meio a aventura, preparando um final dramático, seguindo a regra dos anteriores de sucesso.

No filme, Gru é um dos maiores vilões da Terra, mas que logo entra em crise quando percebe a existência do concorrente Vetor, um jovem - e melhor equipado - novato malfeitor que roubou uma pirâmide no Egito. Para provar que ainda está no controle, Gru, apresenta um mirabolante plano de roubar a lua ao chefe do Banco dos Vilões (que financia os melhores maléficos projetos). Quando não consegue o empréstimo, Gru, junto do exército de Minions (comparsas pequenos e amarelos que servem para tudo, desde pesquisas científicas até missões disfarçados), o vilão tenta roubar o raio encolhedor do Vetor e assim conseguir por seu plano em prática. Como Vetor tem um sistema infalível de proteção, Gru descobre o calcanhar de Aquiles do jovem: biscoitos caseiros. O vilão então se aproveita de três criancinhas órfãs, que são adotadas por ele para conseguir invadir o covil do seu arqui-inimigo sob a desculpa de vender os aperitivos. Só que ele não esperava criar laços com as adoráveis e (extremamente) fofas crianças.

Meu Malvado Favorito é divertido, emocionante e um grande começo para essa nova fase da Universal com animações. Entretanto, ainda que esforçado para ser tão longo quanto os épicos da Pixar, o ritmo próximo ao final desacelera e não consegue empolgar tanto quanto no início. Talvez em mãos inexperientes, levariam o filme ao buraco, mas aqui ainda é mais fácil de aceitar principalmente pelas qualidade técnicas. É aí que entra a importância da boa construção dos personagens centrais, que foram os responsáveis por esticar Shrek em quatro filmes. O carisma do personagem se sustenta, mesmo com um roteiro simples e por vezes banal. Em Meu Malvado Favorito, eles são fortes, porém, não sustentariam uma continuação. O futuro ficaria por conta dos Minions, esses sim merecem todo o prestigio, resta saber se eles vão ser aproveitados.

Meu Malvado Favorito
Despicable Me
EUA , 2010 - 95 min.
Animação / Infantil
Direção: Pierre Coffin, Chris Renaud
Roteiro: Ken Daurio, Cinco Paul
Elenco: Steve Carell, Jason Segel, Russell Brand, Kristen Wiig, Julie Andrews, Will Arnett, Danny McBride, Jemaine Clement, Miranda Cosgrove, Jack McBrayer, Mindy Kaling, Ken Jeong

Trailer:



Um comentário:

  1. Nossa.. logo que vi o trailer disse: vou assisti-lo COM CERTEZA! E não deu outra, logo que entrou em cartaz lá estava eu.. hehehe
    Td bem que sou suspetíssima pra falar sobre animações, mas esse filme é LINDOO! Eu simplesmente amei!! Esse o toy story 3 são meus favoritos!! heheeh

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.