Os indicados saem em janeiro
E não teve jeito, nem com votação do público, nem com produções consagradas em premiações dentro do Brasil e muito menos com averiguação de resultados nas bilheterias. Prevaleceu o populismo de um personagem, o jogo político e a teimosia. Lula, o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, é o escolhido para representar o país na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011. A produção foi o escolhida pela comissão de seleção do Ministério da Cultura (MinC).
Veja aqui os filmes que estavam na disputa
Existia uma certa esperança entre 5 Vezes Favela, que venceu vários prêmios e foi considerado o melhor filme nacional do ano, É Proibido Fumar que também venceu prêmios importantes como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Nosso Lar, que estava em primeiro lugar na preferência do público em uma enquete feita no site do Ministério, além de ter quebrado recordes de bilheteria no país.
É um resultado que tem pontos positivos e negativos, mas sem dúvidas deixa o cinema como arte em segundo plano. Ainda mais numa categoria em que a qualidade é muito mais importante que o contexto político. Basta assistir o último vencedor, o argentino O Segredo de Seus Olhos, ou até lembrar da indicação de Central do Brasil na categoria em 97. Fica a esperança de ver o Brasil lá entre os cinco indicados, mas infelizmente se tratando de um filme que não foi reconhecido em nenhum lugar como o melhor e muito menos o público prestigiou-o nos cinemas. Como esperar algo da produção que nem os brasileiros reconhecem como melhor? Não que Nosso Lar merecesse, não falo apenas de bilheteria, e sim de um motivo que realmente convencesse o merecimento da produção como obra cinematográfica de qualidade.
Participaram ainda da escolha, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), a Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine) e representantes da Academia Brasileira de Cinema (CBC). Lula, o filho do Brasil vai concorrer com produções de mais de 95 países à indicação final. No dia 25 de janeiro saem os nomes dos cinco filmes selecionados. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.
Fonte: UOL Cinema, Cineclick
"mas infelizmente se tratando de um filme que não foi reconhecido em nenhum lugar como o melhor e muito menos o público prestigiou-o nos cinema. Como esperar algo da produção que nem os brasileiros reconhecem como melhor? "
ResponderExcluir- Concordo plenamente, ri alto aqui quando cheguei neste trecho! UHSAUHSUH