Páginas

fevereiro 11, 2012

Fashion Rio 2012

Boa tarde, galera! Essa semana vamos falar sobre o Fashion Rio, evento que aconteceu no início de janeiro! \o/
Bom, o evento tem o mesmo objetivo o SPFW: mostrar para a impressa (e para o mundo) o que será tendencia na próxima estação, mostrar as novas coleções dos nosso renomados estilistas, causar furor, e movimentar a nossa economia, e por aí vai. O Fashion Rio ocorreu no mês de janeiro, nos dias 10, 11, 12, 13 e 14. Foram 4 dias de muito trabalho e esforço, peças lindas, peças feias, peças usáveis e peças nada usáveis, então, por favor, não fique decepcionado se eu não mostrar TODOS os desfiles aqui. Foi muita coisa, vou tentar dar uma resumida, mas ainda será um longo post. Are you ready?

O primeiro Fashion Rio de 2012 foi a edição de Inverno, ou seja, todas as coleções são para a estação do frio. Clica no 'Read More' para ver o post :)

Quem abriu o evento foi o badalado Alexandre Herchcovitch. Para sua coleção de Outono/Inverno, Herchcovitch se inspirou no clima jovem e fresco dos artistas de New York da década de 80 e se inspirou na vanguarda cultural e na estética dessa época. Uma variedade de cores que o estila já vem demonstrando em seus trabalhos anteriores foi utilizada e ainda adicionou algumas estampas camufladas e respingadas. Herchcovitch continua utilizando o jeans como sua principal matéria-prima (para a coleção de verão, ele utilizou o jeans em tudo).




Como deu para perceber na coleção de Herchcovitch, a tendencia unissex continua em alta, com peças que ambos sexo podem usar. A transparência também dará as caras nessa próxima estação. Repararam que a maquiagem é quase inexistente? Quero dizer, é bem básica e simples, apenas uma base e um tiquinho de nada de batom.





Já a Acquastudio mostrou peças mais femininas e delicadas, cheia de romantismo. Para essa coleção, a Acquastudio teve como inspiração os anos 40 e 50 (ainda muito em alta nesse ano) com cores bem invernais mas femininas.




O bege/nude continua reinando! E lá está a transparência de novo. A maquiagem também segue a tendencia de cores fortes, como o amarelo nos olhos. Já o cabelo foi algo simples, um coque alto, meio bagunçado e algumas modelos usavam algum tipo de chapéu.



A marca Cantão foi bem simples: se inspirou no conforto e nas sensações, em metamorfoses e transformações. Ok, talvez nem tão simples assim! hahahaha A marca optou por cores que andam sobrevivendo às tendencias, como o off white. Achei que as roupas realmente passam o que foi inspirado: conforto e proteção. Afinal, se proteger do frio nem sempre é confortável (as infinitas camadas de roupas que o digam), mas achei que a marca conseguiu demonstrar conforto com peças que parecem serem bem feitas para manter o frio longe.



Assim como no desfile de Herchcovitch, a maquiagem foi quase inexistente, deixando a beleza natural das modelos aparecerem. Apenas uma sombra bem discreta, um pouco de blush e um batonzinho delicado. Dentre todos os desfiles do dia 10, esse do Cantão foi o meu preferido, vi diversas peças que fiquei desejando... Como por exemplo, essas botas usadas no desfile.



Um desfile que achei interessante, foi o da Mel Z Da. A inspiração é de uma boneca de barro. Um pouco inusitado, mas gostei bastante de várias peças. As cores que a marca escolheu para sua coleção, no entanto, não lembram o marrom do barro.




Também adorei a forma como o desfile foi feito, numa passarela preta, e as modelos no meio dos convidados. Achei o look da maquiagem, um tanto quanto para festa. Muito bronzer definindo os traços das modelos, olhos maquiados com marrom (lindo) e uma boa cheia de brilho e sobrancelhas bem definidas.



No dia 12, quem abriu o evento foi a novata Bianca Marques. Ela se inspirou na dança, porém não foi literal e mostrou peças lindas e delicadas que nos lembram o munda das dançarinas. Um excelente começo de carreira! Acredito que Bianca Marques deverá ser um nome sempre mencionado nos próximos eventos no Brasil! 



A inspiração na dança foi tanta, que o desfile teve o prazer de ser iniciado por um solo de Ana Botafogo. A maquiagem não poderia ter sido tão bela também: olhos pretos com uma linha fina puxada para além do canto da sobrancelha com pequenos pontos de brilho.



No dia 13 foi a vez de R.Groove desfilar. Adorei o desfile, e já que suas peças eram masculinas, achei tudo muito bem usável e a cara de vários tipos de homens. A inspiração mesclou a união do sport com o clássico, e com flocos de neve.




Tem muita coisa usável, mas também algumas peças que não parecem serem feitas para o dia-a-dia, mas no geral, as peças estão bem usáveis. E, ao contrário do que andei vendo nas passarelas internacionais, as calças estão folgadas (acho muito feio e estranho essa tendencia de calças/bermudas curtas e justas para os homens) e compridas!


A marca Ágatha também desfilou pelo Fashion Rio, e demonstrou peças chiques e sóbrias, mesmo tendo algumas peças na cor vermelha e amarela. A inspiração para a coleção foi a exploração do universo do olhar. Não entendi muito bem a inspiração, mas as peças estão lindas!



Achei as modelos lindas, e a escolha  da marca para o look delas (aparantemente) foi de ser bem natural, com pouca maquiagem e com os cabelos soltos.



O evento terminou com a marca Ausländer, que se inspirou no clima da serra, em risadas, na preguiça, em paixões e no silêncio para fazer sua coleção.



A maquiagem escolhida foi uma pesada: olhos pretos muito bem marcados.




Ainda no dia 10, houve desfiles da Patachou, da Alessa. No dia 11, quem abriu o evento foi a 2nd Floor, e ainda teve desfiles da Coven (que se inspirou no povo Maia!), TNG (que contou com vários atores globais na passarela e mostrou peças super usáveis). No dia 12 ainda teve Maria Bonita, New Order, Espaço Fashion, Coca-Cola Clothing (que mostrou mais do de sempre. Achei bem boring). No dia 13, teve Walter Rodrigues (que se inspirou nas fotos de August Sander), Filhas de Gaia e Printing. No último dia do evento, teve Giulia Borges, Nica Kessler, Andrea Marques, e Oestúdio.

Uma coisa curiosa que vi nesses desfiles do Fashion Rio, embora muito pouco, foi que algumas marcas optaram por alguns tops e calças que fizessem com que a modelo ficasse de barriguinha de fora. Ok, barriguinha de fora voltou a ser tendência desde o segundo semestre de 2011, porém muito mais discreto do que as marcas brasileiras mostraram em seus desfiles. Ok, é Rio de Janeiro, quem tem corpo (e até mesmo quem não tem) mostra a barriga, sendo toda ela ou apenas uma pequena quantidade de barriga. Comentei porque achei isso um bom contraste com o que se tem visto em revistas de moda e em editoriais.