Páginas

fevereiro 01, 2012

Melhores de 2011 - Parte 2: SÉRIES

Ano movimentado, mas com poucas novidades boas


Dando continuidade ao post sobre os melhores de 2011, chegou a hora das melhores séries exibidas no Brasil no ano passado:


SÉRIES


Diferente dos anos anteriores, 2011 foi marcado com uma safra abaixo do esperado de novas séries boas, deixando as já consagradas seguirem brilhando. Destaque negativo para Falling Skies e Terra Nova, ambas com o pedigree "produção de Steven Spielberg" e bons lançamentos como Enlightened, Revenge e Suburgatory. O post leva em consideração a exibição de maneira LEGAL no Brasil.

15.Misfits (temporada 1 - Multishow) / American Horror Story (temporada 1 - FOX)


A série britânica do Channel 4, mostra adolescentes que estão cumprindo a pena de serviços sociais e depois de uma tempestade ganham super poderes. Mas calma, não estamos diante de um novo Heroes. Aqui o sarcasmo, a originalidade do roteiro e as atuações beirando ao canastrão fazem de Misfits uma diversão surpreendente.

American Horror Story nem terminou de ser exibida por aqui, mas pela primeira parte da temporada, pode-se colocá-la num bom patamar entre as novidades. Suspense, bons efeitos, atuações reviravoltas, história no estilo clássico de Stephen King e por aí vai...

14.Grey's Anatomy (temporada 7/8 - Canal Sony)

Ética. A palavra de ordem no principal arco do seriado. A questão levantada no drama da protagonista Meredith  - que até acaba sendo demitida, foi o ápice de uma discussão que pairou. E suas atitudes se justificam, já que reflete no que conhecemos dela, sempre vivendo seus dilemas "emocional x racional". A Drª Grey é um ser humano buscando a redenção o tempo todo, e só tem certeza de uma coisa: seu amor pela medicina.

13.The Borgias (temporada 1 - Studio Universal) / Suburgatory (temporada 1 -Warner Channel)

O seriado polêmico sobre a família Borgias que tomou de assalto o poder de Roma no século XV, é feito para chocar. Parece que foi inspirado na nota do Wikipédia que trata a família como "passaram para a história graças à sua inteligência para sair de situações que pareciam perdidas". Pois é isso que se trata o drama, eles cometem crimes absurdos e no fim, conseguem com muita persuasão saírem ilesos. Infelizmente, não dá tempo pra qualquer tipo de reflexão, porém, o que é negativo em um âmbito, pode se tornar uma boa pedida pra quem procura um roteiro dinâmico e que prende.

Suburgatory entrou na lista nos 47 minutos do segundo tempo. O seriado que apresenta mais uma visão debochada dos subúrbios norte-americanos, ganha pela inteligência ao fazer comédia, atuações no ponto e a crítica inserida no roteiro.

12.Modern Family (temporada 2 - FOX)

A qualidade caiu nessa temporada, entretanto o seriado continuou se destacando pelas atuações fenomenais e as situações que unem o humor com o moralismo. Mas nada forçado.

11.Game of Thrones (temporada 1 - HBO Brasil)

O chamado "Senhor dos Anéis" para a TV, impressiona pela história rebuscada, a parte técnica cuidadosa e atuações um pouco (mas bem pouco) acima da média. O problema aqui é não aproveitar tanta característica boa pra fugir de diálogos fracos e algum tipo de complexidade nos protagonistas. Poucos foram realmente bem trabalhados. Mas quem se importa? É um épico como jamais foi visto na TV.

10.The Good Wife (temporada 2 - Universal Channel)

A demora do Universal Channel de exibir a terceira temporada do drama judicial só fez a série cair por tabela. Na verdade The Good Wife é a melhor série da TV aberta, pois é a que tem a posição mais alta no ranking. Como não se interessar pelos casos semanais que são tão bem amarrados com a vida pessoal de Alicia Forrick? Eletrizante.

9. The Killing (temporada 1 - A&E)

Enrolação à parte, The Killing é a melhor série policia em anos! Chega de casos semanais que são do mesmo nível de Scooby Doo. Aqui o drama é real e a família da vítima tem sentimentos, assim como os investigadores. Extraordinário e viciante.

8. Skins (temporada 5 - HBO Brasil)

A série finalmente amadureceu e entrou na terceira fase do novo elenco de protagonistas melhor do que nunca. Geralmente essa primeira temporada de uma nova fase costuma ser melhor, pois a apresentação dos personagens é sempre trabalhada com mais coerência e liberdade. Vamos aguardar. Por enquanto, vale por levantar mais uma vez questões como identidade, adolescência, virgindade, família e por aí vai...

7. Breaking Bad (temporada 3 - AXN)

Suspense, ação, drama. Eu não sei definir o gênero de Breaking Bad, mas pouco importa. O seriado é genial. E tem o melhor de cada um desses rótulos que dei. O roteiro cheio de surpresas que o fazem um bom suspense; as cenas de ação bem desenvolvidas e violentas; e a relação entre os personagens, que não deixa à desejar um diálogo sequer - além de aprofundar na mente do personagem principal.

6. Boardwalk Empire (temporada 2 - HBO Brasil)

Essa segunda temporada foi caprichada. A parte técnica é impecável. Talvez, a melhor no ar no momento. O mais curioso (mal sabíamos), é que na verdade seria uma temporada de despedida, o que fez tudo ficar ainda mais chocante e impressionante. O que resta depois de um final daqueles?

5. The Walking Dead (temporada 2 - FOX)

Essa primeira parte da "série de zumbis" foi ainda melhor que a primeira temporada inteira! Apesar do início mal escrito e mal produzido, a temporada foi crescendo, introduzindo questões reflexivas, ética e o clímax uniu tudo e todos e prometendo mudar o caminho de tudo - se é que havia um. A cena final é memorável e sem dúvidas, será lembrada por muito tempo.

4. Dexter (temporada 5 - FX)


Essa temporada foi questionável e exagerada, afinal, tudo o que Dexter faz, assim como a família Borgia, ele consegue se sair impune. Mas a psicologia do seria killer continuou tão envolvente quando as demais temporadas. Nada melhor que a introdução de uma personagem com instinto de vingança aguçado para mexer com ele e com o telespectador.

3. The Big C (temporada 1 - HBO Brasil)

Lágrimas e risadas. É isso que você pode aguardar da primeira temporada de The Big C. Um seriado extremamente inteligente e sensível que contou uma história que poderia ser a sua ou a nossa. Mas não precisamos de um câncer para enxergar as coisas sob outra ótica. Basta começar a se questionar e valorizar mais a vida. Linda.

2. Enlightened (temporada 1 - HBO Brasil)

Seguindo a lógica de The Big C, esta série produzida e estrelada por Laura Dern é libertadora e inspiradora. O fundo do poço significou um recomeço cheio de idealismo e compaixão com o que rodeia a protagonista. Pouco engraçado, mas encantador o tempo todo. Poético, equilibrado e com uma protagonista insuportavelmente humana - tentando mudar para a melhor.


1. Mad Men (temporada 4 - HBO Brasil)



A HBO Brasil guardou essa temporada de Mad Men e não nos deixou na mão, já que nos EUA, a AMC atrasou a estreia da quinta temporada para março deste ano. Resultado: os brasileiros puderam comemorar pela primeira vez um atraso. Afinal, Mad Men é um seriado que a vida pede. Nada melhor que olhar para trás e assim entender um pouco do presente, tanto no campo social quanto no pessoal. Essa temporada foi de reflexões, mudanças e irreverência. O que esperar de uma cena tão enigmática quanto do atormentado Don Draper olhando para a janela... Tudo.