Páginas

fevereiro 01, 2012

Melhores de 2011 - Parte 1: CINEMA

Hora de conhecer o que mais chamou atenção no ano passado!


O blog retorna depois de dias em hiato e prepara um especial com os melhores do ano de 2011. A lista dos maiores destaques na música, no cinema e nas séries de TV! Primeiro post é especial dos melhores filmes lançados no Brasil oficialmente:

CINEMA

Com blockbusters mostrando seu poder de imbecialização beirando à desastres sem precedentes, algumas surpresas ganharam a crítica e ainda conseguiram se sair bem com o público. Exemplo dos bons Capitão América: O Primeiro Vingador e Thor. Outros ultrapassaram a média e conseguiram até lugar entre os melhores do ano, já que 2011 não se mostrou tão forte com roteiros brilhantes ou surpreendentes - basta ver como está pedante esta temporada de premiações.

10. Inverno da Alma

O filme independente que se destacou entre os indicados ao Oscar em 2011. Atmosfera sombria, atuações congeladas. Final de arrepiar.

9. O Discurso do Rei

Quem me pergunta, eu digo o mesmo: filme chato! Mas ele tem sua importância, além de vencer um Oscar não merecido. Com coragem e delicadeza, se opôs a cultura fast food com tudo acelerado e deu uma experiência gratificante: bons diálogos e uma direção reluzente que conduzem de forma sólida uma boa história de superação.

8. Um Lugar Qualquer

Sofia Copolla nos transporta novamente - para a vida de personalidades que são tudo, mas ao mesmo tempo refletem o nada. E o vazio existencial está lá, mais uma vez...

7. Planeta dos Macacos: A Origem

A reinvenção de um clássico na sua segunda tentativa se saiu bem. Efeitos de primeira, história concisa e o melhor de tudo uma crítica social mais alarmante que nunca.

6. X-Men: Primeira Classe

Uma das melhores franquias vinda dos quadrinhos não poderia ter um capítulo melhor. Tudo novo, e ao mesmo tempo mostrando como a história começou. Entretanto, a essência está lá; questões sobre aceitação e preconceito além de boas cenas ação.

5. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2

A última parte da saga é a mais emocionante e divertida da franquia que se mostrou irregular nos oito filmes feitos. Foi o clímax mais satisfatório do ano.

4. A Pele que Habito

O espanhol Pedro Almodóvar tomou Hollywood de assalto com sua brilhante trama de suspense que ainda desafia o senso do espectador comum. Eletrizante.

3. A Árvore da Vida

A obra prima de Terrence Malick é mais que um filme sobre a vida. A obra se difere por proporcionar uma experiência única ao público, mergulhando na complexidade da condição humana em um universo infinito.

2. Melancolia

Dirigido pelo - polêmico - dinamarquês Lars von Trier, o longa trata de um tema espinhoso, mas sem deixar de ser inspirador. E como não amar uma obra tão poética, tão bem dirigida e com atuações primorosas? Infelizmente, as premiações mais importantes não conseguiram enxergar além do que é proposto.

1. Cisne Negro

Darren Aronofsky apresenta uma assustadora fábula sobre sacrifício humano em prol das artes. O psicológico de uma jovem que buscava uma perfeição em meio a pressão e o controle de familiares e mestres. No fim, a tragédia toma forma e choca de forma crua. Um filme belo e surpreendente que utiliza com maestria a técnica cinematográfica (fotografia, trilha sonora, efeitos visuais...) e atuações tornando-se memorável. Como não sentir na pele a agonia da protagonista em busca de uma perfeição praticamente utópica?