Páginas

abril 16, 2010

Qual o segredo do sucesso da comédia 'Se beber, não Case'?

Trama politicamente incorreta, acerta em cheio no modo de fazer rir


Críticos de cinema não gostam muito de comédia, isso é fato. Basta ver as premiações, seguir os atores que são marcados por esses filmes. Poucos conseguem algum respeito e ganham prêmios. Porém, uma conseguiu o feito de ser aclamada pelo público e ter de praxe, à admiração por parte da crítica especializada. Essa é a produção Se Beber, não Case, que ainda saiu como grande vencedora do Globo de Ouro na categoria de melhor comédia ou musical. O sucesso é tão grande que se tornou a comédia de maior vendas de DVDs da história, além, de está sendo preparada uma continuação com os mesmos personagens.

O diretor de Dias Incríveis, Todd Phillips, soube muito bem aproveitar dos diversos artifícios de se conseguir prender o grande público com a comédia exagerada, politicamente incorreta e mesmo se aproveitando de certos clichês. São quatro personagens masculinos, amigos e com a sede de diversão, Doug (Justin Bartha) - prestes a casar, Phil (Bradley Cooper) - professor, que cumpre à risca a sua função social, Stu (Ed Helms) - dentista, conformado com  a vida fria de casado com a controladora esposa, e Alan (Zach Galifianakis) - cheio de traumas, maluco com uma certa inocência de criança. Eles viajam, à dois dias do casamento de Doug, para Las Vegas aproveitar os últimos dias de solteiro dele. Depois de uma noitada avassaladora, acordam desorientados, com um bebê no guarda roupa, um tigre no banheiro e com àquela ressaca. Para piorar, o noivo sumiu. Daí começa a busca pelo amigo, e, principalmente do que realmente aconteceu naquela noite.

Passando por personagens pitorescos, e muita aventura perigosa em meio à  prostitutas, traficantes e mafiosos, os amigos também vão do melhor modo masculino, debatendo certos dramas da vida, e refletindo sobre suas vidas. Mesmo, que, em meio as situações mais alucinantes possíveis, eles vão percebendo que a experiência em Vegas vai servir para encontrarem caminhos novos em suas vidas. Não é uma comédia necessariamente para ser levada a sério, mas fica a mensagem de amizade, companheirismo demonstrado por eles durante o longa. Até o público feminino, que talvez perceba melhor esse ponto sensível, poderá desfrutar das picantes situações e piadas. Essas que não caem na vulgaridade, como no excessivo Borat ou até nas comédias adolescentes no estilo Super Bad. Um filme ágil, com roteiro interessante e que prende o público do início até o fim. Na realidade, os críticos sabem que esses exemplos de bons filmes feitos para rir, são raros, mas o público sabe que comédia boa mesmo não precisa provar nada à ninguém, apenas fazer rir, trata-se apenas uma questão de gênero e gosto.

Se Beber Não Case
The Hangover
EUA , 2009 - 100
Comédia
Direção:  Todd Phillips
Roteiro: Jon Lucas, Scott Moore
Elenco:  Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham, Ken Jeong, Mike Tyson 

Trailer: 




Um comentário:

  1. não consegui assistir ele quando veio pro cine daqui =\

    estou esperando passar no telecine KKKKKKKKKKK

    doida pra ver esse.

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.