Páginas

abril 15, 2010

A mágica pouco inovadora da série 'KDABRA'

Seriado colombiano empolga no mistério, mas cai no lugar comum


Com um preço mais baixo e a intenção de diminuir o monopólio de seriados americanos na programação, canais como Sony e a FOX tem preferido comprar e exibir produções latinas. Uma dessas teve o tratamento digno de um LOST, ganhando até o cronômetro indicando quanto faltava para o programa começar - artifício polêmico usado nos EUA para o lançamento da série V e que foi copiado também pela Warner no Brasil. Essa série é Kdabra, fortemente anunciada com clipes musicais, excesso de promoção nos vários canais derivados do Grupo FOX (cheguei até ficar confuso se a série ia ser exibida pelo FX ou pela FOX, tantas eram as chamadas no canal irmão). Então a pergunta, a série mereceu esse tratamento?

Em partes, pode-se entender o seriado como um investimento bem intencionado, ágil, com um roteiro interessante, e que nesse primeiro episódio não enrolou o telespectador em guardar mistérios e jogando aos poucos as resoluções, como os seriados americanos fazem pós era Arquivo X. Porém, Kdabra peca na falta de originalidade em um dos núcleos. Como o desdobramento da conspiração alienígena, poderia fazer bem um seriado que se vendeu ser sobre ilusionismo e mágicos. Na TV americana mesmo, tiveram exemplos que o tema não chama mais atenção como antes, vide o fracasso de Invasion e até a baixa audiência do remake de V.

Porém, a parte técnica surpreende. A estética do mundo mágico é algo que deu uma identidade à série. O primeiro truque foi uma boa abertura ao seriado e logo consegue prender o público. Mesmo a edição um pouco ligeira demais, logo se dá para acostumar - talvez se faz necessária para as constantes cenas de passes de mágica soarem o efeito desejado. O lado gótico dos mágicos de rua também foi bem bolado, tem o cassino lá também, tubo na melhor sintonia. As atuações, não caíram na breguice da telenovela, então não existe nada exagerado demais e cafona. O protagonista mesmo, Christopher Uckermann, conhecido pela novela Rebelde, consegue passar naturalidade com o personagem. As próximas linhas podem conter spoiler para quem não viu o primeiro episódio.

O primeiro episódio de Kdabra, mostrou a história do jovem Luca (Christopher), jovem de 17 anos que vive em uma estranha e controladora comunidade religiosa chamada La Orden. Apaixonado pelo mundo do ilusionismo, Luca sofre com a pressão do pai que não aceita tal escolha do filho. Uma noite, ele foge com a namorada, e acaba tendo umas suas constantes crises de narcolepsia - desmaios que fazem a pessoa dormir por alguns instantes -, sozinho, acaba sendo atropelado e levado para o Hotel Majestic, primeiro voltado para o mundo da mágica. Lá conhece o veterano mágico René (Damián Alcázar, de As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian), da qual fica impressionado com os poderes do garoto e logo o convida para ser seu assistente. Porém, Luca é expulso do hotel e acaba no gueto dos mágicos de rua. Porém, seu pai o encontra e o leva para casa. Enquanto isso, um ex-astronauta está buscando pistas sobre essa estranha comunidade, da qual ele acredita em uma conspiração alienígena. O final guarda um segredo. Luca vê o pai tomando banho, mas no lugar da genitália, existem marcas bizarras, o jovem volta a desmaiar.

Intrigante e sem delongas, o piloto foi bem realizado, só resta saber se nos próximo 12 episódios, toda o ritmo continuará nessa euforia e objetividade. E claro, se a série terá fôlego para prender o público por esta e mais outras temporadas. Por enquanto, não existem notícias de renovação, visto que o Brasil é o segundo país a exibi-la, então aguarda um resultado satisfatório do setor comercial. Essa é a segunda série encomendada da Fox International Channels – a primeira foi o drama Mental, que teve apenas uma temporada produzida. Kdabra mostra que tem força, ousadia e poder para continuar, mesmo que extrapolando em mistérios um tanto quanto nada originais, vamos aguardar e saber se essa sensação de "eu já vi essa mágica antes" continuará.


Kdabra é exibida todas quartas-feira no canal FOX.
Mais informações, visite www.myspace.com/kdabrabrasil
Assista um trailer:

Um comentário:

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.