Páginas

julho 12, 2008

"WALL.E" UM FILME DE ANIMAÇÃO QUE ALERTA E ENCANTA

Nova animação da Pixar é a aventura mais forte  dos últimos tempos em alertar sobre o futuro da humanidade, mesclando diversão e inteligência


Depois de sucessos de público e crítica, a Pixar, que foi comprada pela Disney, constrói o que tem sido chamado de obra de arte pelos principais críticos de cinema no mundo. Uns falam em indicação ao Oscar até mesmo na categoria principal, feito que apenas "A Bela e a Fera" conseguiu anos atrás. Eles têm razão? Eu digo que sim. Vislumbrante visualmente, a tecnologia de efeitos gráficos está em ótima forma. Um filme que quase não possui falas, consegue todo o tom de clássico que ele vai se tornar.


A história é simples e bem contada. Wall.E é um robozinho que foi deixado no planeta Terra tomada pelo lixo e poluição, enquanto os humanos sobreviventes estão numa nave esperando que esses robôs limpem o estrago cometido por eles próprios. Mas Wall.E acaba sozinho, pois já se passaram 700 anos e os outros já se quebraram. Então ele recebe a visita de Eve, uma robô que tem uma missão no planeta abandonado. Logo o robozinho se apaixona por ela, depois de tantos anos isolado e sozinho. Então, através de imagens que carrega em si mesmo, ele entende tudo o que está acontecendo e começa a aventura. O filme surpreendentemente, quase não apresenta falas e você nem percebe!

Um otimismo que encanta, em meio a tantos comentários negativos que  sobre o fim estar próximo. Particularmente, não acho que seja um filme tão comercial para o público infantil como outros sucessos da Disney, podendo citar: "Procurando Nemo", "Os Incríveis" e "Toy Story". Ele tem a mesma pretensão de "Ratatouille", que tempos atrás trouxe um personagem carismático e assim conquistou a crítica. Na época, também falavam em indicação ao Oscar. Wall.E contagia ainda mais quando faz referências visuais de grandes clássicos como "E.T.", "2001 - Uma Odisséia no Espaço", "Star Wars", "Contatos Imediatos", entre outros,  e ainda chega a fazer menção de Charles Chaplin, da qual o simpático e doce robô é fã. A solidão, a coragem em ajudar a humanidade, seu jeito atrapalhado, os olhos quando tristes conquistam qualquer um e essa é a fórmula que a Pixar usa para conquistar a todos.

Mas o ápice fica na crítica clara, que faz por longos minutos, mostrando como o ser humano se comporta diante do fato da manipulação das máquinas utilizando artifícios como moda, comida e comportamenteo abusando da preguiça mental que o ser humano acumulou em todos esses anos.  "Wall.E" ainda tem muito que brilhar, seu primeiro dia de bilheteria, somou cerca de 23 milhões apenas nos EUA, fato que vai aproximá-lo aos sucessos de primeira linha da Disney. Tocante nos primeiros 30 minutos e emocionante durante toda trajetória do carismático robô. "Wall.E" veio pra mostrar que a Pixar faz um trabalho plausível e com seriedade. [Nota: 9.0]
Veja o trailer:

Um comentário:

  1. A MELHOR crítica/resenha que eu ja li de Wall-e até agora *_____*
    melhor ate q a revista veja \o
    clap clap!
    vou te ajudar a divulgar esse blog ivannzito uhuhuhuhuhu
    ok. chega.
    fui =*

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.