Páginas

fevereiro 05, 2009

Foi Apenas Um Sonho - Resenha

Filme explora uma realidade humana que muitos preferem esconder


É engraçado como às vezes o trailer engana sobre o verdadeiro conteúdo do filme. Quando vi o trailer de Foi Apenas um Sonho, logo imaginei um filme em que o amor dos protagonistas encontraria obstáculos decorrentes do mundo para atrapalhar... Sei lá, uma guerra, uma revolução... algo do tipo. Mas o filme trata de um tema simples, porém complexo, na qual, o fato de serem apenas humanos, já é o problema suficiente para não deixar o final feliz acontecer.

Pois é, o filme pode trazer um certo desconforto para aqueles que viram o casal de Titanic, Leonardo di Caprio (Frank) e Kate Winslet (April), e torciam por um final melhor neste longa... Não é o que ocorre. Inclusive é um filme difícil e tem de ter um certo controle emocional para não deixar o filme trazer uma angústia. Essa escolha do elenco, eu acredito que foi até propositado, ao perceber que os dois não combinam muito bem... Tem diferenças físicas gritantes. Leo, apesar de envelhecido, ainda parece ser muito novo para Kate. E a única química que os dois mostram ter, são nas cenas de brigas que acontecem o tempo todo. O filme já começa com uma cena bem intensa dos dois discutindo. E logo depois vamos para cenas que por meio de lembranças, contam mais ou menos a história dos dois.

É então que April quer mudar de vida, e dar um descanso pro marido, que trabalha numa empresa da qual não gosta. Ela tem a ideia de todos - inclusive o casal de filhos pequenos - viajarem até Paris. Viver a vida por ela mesma e não se sentir mais presa na casa que acabaram de se mudar, que fica em Revolutionary Road (título original) - subúrbio de Nova York. A idéia dela, é nada mais que muitas pessoas tendem a se prenderem com o tempo ao seguir a rígida rotina.Fugir de um vazio, fugir do marasmo que muitas vezes somos obrigados a viver, apenas por uma questão sistemática, uma questão de aparências. Ela vê seu casamento caindo num abismo, e decide não se entregar. Faz planos. Mas o caminho do tal paraíso que passa a tratar como uma saída, é tão penoso quanto viver daquele modo. Afinal o ser humano é confuso, tem medos e anseios...

O tumultuado casamento dos dois abre fendas no relacionamento, e a fidelidade já não se torna algo ligado à tentação, e sim ao refúgio, ou uma aventura que serve de válvula de escape. O sexo mostrado em três cenas do filme são frios, rápidos sem quase emoção alguma. Sam Mendes, o diretor, que também retratou o subúrbio em Beleza Americana, mais uma vez não faz um filme que nos faça chorar... A intenção é claramente nos injetar uma dose de realidade, pouco vista no cinema. Por isso, a edição priorizou os principais momentos de fúria, de raiva, de confusão, e pouco das consequências dos atos, como no chocante final.

Foi Apenas um sonho é um filme sobre o ser humano. Sobre a vida e acima de tudo, sobre sonhos não alcançados. Os personagens secundários completam o desfecho de uma sociedade vazia, em que o segredo de um casamento duradouro, deve ser ignorar a fala do companheiro. Agüentar. Mas não são todos que conseguem.

A produção infelizmente não trata da família num contexto mais abrangente. Não conhecemos a família de ambos personagens, e seus filhos são exageradamente afastados da trama central. Kate Winslet com sua impecável atuação, mostra um grande amadurecimento desde drama do navio que afunda. E Leonardo caminha para ser um dos maiores astros do cinema de sua geração, apesar desse não ser o papel de sua carreira. Desde o realista e filosófico Leões e Cordeiros, nenhum filme fez me identificar com a temática como esse. [Nota:10]

Um comentário:

  1. eu kero mto mto mto ver esse filme... mas minha lista ja esta tao grande =\

    sera q consigo pegar "A Troca" em cartaz nessa semana q está por vir?

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.