Páginas

setembro 15, 2010

E 'TRUE BLOOD' NÃO SURPREENDE MAIS...

Série deixa genialidade de lado e se perde no trash


A terceira temporada de True Blood foi sem dúvida uma das mais comentadas desde o início do seriado hype da HBO. Foi aguardada prometendo desdobramentos de uma segunda temporada que esbanjou suspense e originalidade. A ideia de inserir lobisomens na temporada ganhou grande repercussão entre a mídia e os fãs, mas o que se viu não passou de uma temporada arrastada com poucas cenas memoráveis e tramas (personagens) desnecessárias. O que levou uma série genial, tomar caminhos tão equivocados?

Tudo começou mal com o primeiro episódio que repercutiu as consequências da outra season finale. Foi parado, sem muita coisa pra acontecer, provavelmente serviu para baixar poeira e zerar as histórias. Daí aos poucos conhecemos o enredo principal que foi centrado no grande mistério de Sookie. Aos poucos fomos levados a casa do grande vilão Russell, um dos melhores acertos nesta temporada. Lá, grande parte da trama principal foi contada e relacionou os tais lobisomens, que são viciados com V por ele. Mas até aí tudo bem. Terminou grandioso, com Tara e Bill sequestrados e no fim libertados por Sookie. Aí descobre-se que Sookie é uma fada. Seja lá o que aquilo significa de fato, sabemos que a revelação foi algo tão constrangedor caindo na breguice fundamentada por Lost, meses atrás, com seu desfecho cafona. Não dá pra perdoar, mesmo que True Blood já deu vários sinais que simpatizava esse lado exageradamente fantasioso.

A temporada então finalizou com a grande revelação que Bill usou Sookie no passado e por isso tentou matar Eric (fato surpreendente também) que sabia do grande segredo, tanto sobre o que ela é, quanto dessa armação dele para ela. Ou seja, mais drama para o casal principal, apesar dessa mentira ter sido bem mesquinha a ponto de dar raiva do vampiro mesmo. Agora é aguardar pra saber se Alcides ou o Eric vão aproveitar o tempo que o casal principal vai dar no relacionamento, e partir pra conquistar Sookie. Falando em Alcides, sem graça esse núcleo dos lobisomens, não? Começou e terminou em lugar algum. Virou amigo da Sookie. Acabou que a trama do Lafayette com o namorado, falou mais de bruxaria do que a série inteira sobre Lobisomens. O que existe por trás deles? Nada? Se até o clã das panteras tinha algo pra preencher a vida do Jason com uma subtrama...


Agora sem dúvidas a maior decepção está ligada ao personagem do Sam. A trama de sua família foi algo chato. Não existe outra palavra pra definir tamanha decepção. Eles eram tão desinteressantes que deixaram o personagem ainda mais sem pra onde ir. Pior que isso só Arlene tentando tirar o filho. Será que pode-se aguardar surpresas desse nascimento? Espero que sim. Enquanto uns se afundaram ainda mais, é a Tara que ganhou uma boa trama nessa temporada. Gostei de como Franklin a ajudou se reerguer e finalmente sair da depressão depois da morte de Eggs. Foi de fato a única personagem que teve o arco da história finalizado. Nem mesmo o vilão Russell morreu. Oba! O núcleo de Jessica e Hoyt também foi interessante, mas arrastado. Poderia ter ganho mais destaque, já que Jessica é muito mais importante que outros personagens ali.


O que resta esperar de True Blood é que a próxima temporada consiga trazer de volta o ritmo do roteiro envolvente que vicia tamanha é a sua qualidade. Testar os fãs com enrolação e  tentar surpreender com cenas que não sejam geniais e sim que chocam pelo conteúdo trash/violento, não é algo que se aguardava do seriado. O que devia ocorrer agora é engrenar a mitologia e incrementar novos mistérios e a razão de muitos acontecimentos, mas alguma coisa me diz é que vai ficar apenas na promessa.  Porém, uma coisa é certa, True Blood demorou para deixar de ser genial e isso já é bom, já que muitos seriados se perdem logo na primeira temporada. 

Por enquanto, a série fica ainda mais famosa é com isso:


5 comentários:

  1. Algumas coisas que a série fez como a sookie sendo uma fada é simplesmente baseado no livro, que por sinal é ótimo! eu estou no quinto livro em inglês e o negócio pega e tudo mais... porém falar que a série se perdeu eh meia verdade.. algumas coisas eu concordo totalmente, essa terceira temporada nao foi nada comparada a primeira.. tanto que eu ateh a segunda temporada preferia a versao da séria à versao do livro.. porem... no terceiro livro as coisas tomam um rumo muito bom e a série acaba desapontando muito...

    Abraços, cara! bom saber que tem gente que sabe criticar de verdade as coisas que gosta. (:

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Bruno. Se seguissem,não linha por linha, mas a idéia geral dos livros a série seria fantástica. O último episódio foi deprimente. Já li todos os livros, e a série fez grandes mudanças na trama que eu sinceramente não sei como vão tapar os buracos. Talvez, simplesmente, deixem de seguir a estória do livro. Vamos ter q esperar pela 4º temporada....

    ResponderExcluir
  3. Bruno e Claucianne, adaptações geralmente nunca seguem à risca os livros. Existem filmes adaptados que até geram muita polêmica. Eu não sou a favor de se fazer tudo certinho, mas pelo menos captar a essência da obra. Se realmente o criador da série True Blood Alan Bell está cometendo equívocos nessa transposição apenas quem lê sabe.

    Agora deve se separar as coisas. O que funciona na literatura nem sempre vai ficar bom na TV. E essas "adaptações" sejam pra TV ou pro cinema não necessitam de se apoiar constantemente nos livros...

    Tem muito roteiro de qualidade que consegue causar a mesma (ou maior) satisfação ao ler a obra literária sem seguir à risca o que está sendo "refeito". Espero sim poder ler os livros e entender o que realmente está ocorrendo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, meu nome é Antoani e faço parte de equipe Link Premiado.
    Gostaria que não entendesse esse comentário como spam, conheço seu blog a algum tempo e gostaria de te apresentar o meu.
    O Link Premiado, agrega os melhores posts da blogosfera e oferece prêmios para os mais votados, dentre eles R$ 1.000. (mil reais)
    Todos têm oportunidades iguais, não oferecemos nenhum privilégio a quem quer que seja, todos em algum momento aparecerão na primeira página, nas primeiras posições.
    Não nos interessa se recebe 100, 1.000, 10.000, 100.000 ou 1.000.000 de visitas, ou se seu blog têm domínio próprio ou se é Blogspot ou Wordpress, no Link Premiado independente da sua fama, seu post será publicado, apenas seguindo alguns princípios simples.
    Resumindo, nossa proposta é que todos que escrevem, tenham oportunidades iguais de gerar tráfego e receita.
    Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no
    http://www.linkpremiado.com.br/link/cadastro
    Atenciosamente.
    Antoani/Equipe Link Premiado
    http://www.linkpremiado.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fantástco seu post!

    Gostaria de vê-lo neste agregador e rede social:

    http://migre.me/1hPvF

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.