Páginas

julho 21, 2010

OSCAR 2011: COMEÇAM A SURGIR PROVÁVEIS CANDIDATOS

Crítica especializada aponta os primeiros filmes que podem ser lembrados

No auge do verão norte-americano, época de grandes lançamentos, começam a pipocar as possíveis produções que poderão garantir uma indicação nas categorias principais do Oscar 2011. Os nomes são baseados na crítica especializada e na repercussão com o público. No Brasil, o programa Manhattan Connection, do GNT, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho (aqui) e blogs e sites especializados comentam sobre esses recentes sucessos e as chances deles. Saem os blockbusters e entram os mais independentes. Lembrando que nesse mesmo período Guerra ao Terror, o grande vencedor desse ano, já havia sido lançado.

O principal filme do ano, por enquanto, é a animação Toy Story 3 que foi aclamado tanto pelos veículos quanto pelo público. Sem dúvidas já tem o seu lugar garantido entre os melhores na categoria do gênero e quem sabe entre os 10 melhores da categoria principal como aconteceu com UP Altas Aventuras.

O drama Winter's Bone, chamou atenção pela naturalidade de mostrar o tráfico de drogas em uma área rural e afastada das grande cidades nos Estados Unidos. Na sinopse, Ree Dolly (Jennifer Lawrence) tem 17 anos e quer encontrar seu pai, um homem de meia idade que sumiu no mundo após usar a casa da família como fiança. Ela começa a seguir rastros deixados por ele e descobre uma rede de mentiras e conspiração. O destaque principal fica com a atriz apontada como uma revelação. Outro papel dela foi no bom Vidas que se Cruzam. O filme é dirigido por Debra Granik. O filme levou três prêmios: C.I.C.A.E. Award, do Reader Jury of the "Tagesspiegel" no Festival de Berlin 2010 e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2010. Trailer:


Solitary Man, estrelado por Michael Douglas e conta a história de Ben Kalmen, um revendedor de carros antigos de sucesso em Nova Iorque, que através de suas próprias escolhas ruins perdeu seu negócio inteiro. O ator vem sido muito elogiado, e chegaram a dizer que o filme é ele. O elenco de apoio tem grandes nomes: Susan Sarandon e Danny De Vito. No geral, apenas a atuação dele garante alguma possibilidade. Trailer.

The Kids Are All Right é o filme de temática gay da temporada. Estrelado pela sempre querida do público e crítica Julianne Moore e Annette Bening o drama familiar tem conquistado muito respeito ao contar a história das lésbicas Nic (Benning) e Jules (Moore) que têm um casamento estável, mas a relação é virada de cabeça para baixo quando seus filhos, Joni (Mia Wasikowska, a Alice) e Laser (Josh Hutcherson), resolvem trazer Paul (Mark Ruffalo), o pai, doador de esperma, de volta para suas vidas. As coisas, evidentemente, ficam cada vez mais complicada quando Jules se envolve-se com Paul. O nome das duas atrizes estão em alta para indicações. Lisa Cholodenko é a diretora. Vencedor do Teddy Bear como melhor filme no Festival de Berlim em 2010 (esse prêmio ocorre paralelo com o festival, e é dedicado exclusivamente a filmes de temática GLS). Estreia prevista para 12 de novembro no Brasil. Trailer:


E o mais recente comentado é A Origem de Christopher Nolan (melhor diretor), o campeão de bilheteria dessa semana por lá. Mais uma vez, claro são as super produções que vão tomar conta das categorias técnicas (direção de arte, efeitos visuais...)  como Homem de Ferro 2, Harry Potter e as Relíquias da Morte, Alice no País das Maravilhas... Ainda é cedo claro, para se prever outras, mas esses estão entre os mais falados e com alguma chance. O normal é que depois de novembro comece a aparecer mais produções que se encaixam nas possibilidades e que são atrasadas exatamente para ficarem quentes diante as premiações. O post vale também como dica, mesmo que alguns sem estreia confirmada por aqui... É curtir e aguardar. Os indicados são conhecidos dia 2 de fevereiro de 2011 e a cerimônia ocorre dia 27 do mesmo mês.

Fonte: Cineclick, Meta Critics

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.