Páginas

junho 26, 2010

O surpreendente 'O Segredo dos Seus Olhos'

Vencedor do Oscar de filme estrangeiro tem reviravolta emocionante


A produção argentina O Segredo dos seus Olhos fez um enorme sucesso quando lançado no país de origem. Tornou-se o maior sucesso de bilheteria da história do país nos últimos 35 anos, tendo custado apenas 2 milhões de euros. E ainda por cima conseguiu o feito de desbancar o favorito ao Oscar 2010 na categoria de melhor filme de língua estrangeira, o alemão A Fita Branca.  Então, fica a curiosidade de como o filme conseguiu tanto respeito e foi abraçado pelo público. A trama em partes é monótona com grandes atuações e foge dos exageros hollywoodianos, ou seja, apesar de temática policial, não espere muitas cenas de ação, perseguições e explosões. O ritmo mesmo, aquele que vai te prender na poltrona, vem mais para a metade da projeção, e nessa hora entende-se o por quê do sucesso do filme.

A produção é thriller policial com pitada de romance baseada no livro La pregunta de sus ojos (A pergunta dos seus olhos) de Eduardo Sacheri, e é dirigido por Juan José Campanella. O filme conta a história de Benjamin Espósito (Ricardo Darín), um jurista veterano que está para se aposentar e se dedica a escrever um livro sobre o caso mais extraordinário de sua carreira. Ele trabalha com a juíza Irene (Soledad Villamil), que conhece há anos, da qual, possuem um velado romance. Tal caso ocorreu há 25 anos atrás, e trata-se de um estupro e morte de uma mulher, casada com um empregado de banco. Na situação, foram presos dois suspeitos, mas logo descobriu-se que ambos eram inocentes e de tão torturados, um acabou dando uma falsa confissão. Com uma nova prova, observada pelo jurista em velhas fotografias, um novo suspeito acaba sendo considerado. Porém, depois de capturado descobre-se que a polícia secreta o recrutou para cometer assassinatos na ditadura.

Em meio a essa trama mostrada em flashbacks, o policial está apresentando o livro à Irene. Mas, apesar da história pronta, Espósito ainda tem dúvidas sobre o desfecho do caso e parte em busca de encontrar os envolvidos. Contar mais do que isso seria revelar um dos maiores spoilers da história do cinema, e com certeza viraria caso de polícia. Não é necessário dizer que o final é surpreendente, desde o momento de diálogos mais profundos e cheios de segredos a serem descobertos, quanto a verdade por trás de cada olhar. E é esse foco que torna O Segredo dos seus Olhos uma das melhores tramas do cinema atual, tão cheia de qualidades técnicas (fotografia, trilha sonora, direção, roteiro...) - exceto talvez a maquiagem, um tanto forçada na tentativa de envelhecer os personagens - quanto de atuações brilhantes, em especial do amigo do protagonista, Pablo Sandoval (Guillermo Francella) que faz graça em certos momentos e em outros a atuação dramática é emocionante. Um filme memorável, misterioso e que merece ser apreciado.

O Segredo dos Seus Olhos
El Secreto de Sus Ojos
Argentina / Espanha , 2009 - 129 min
Drama / Policial
Direção: Juan José Campanella
Roteiro: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Guillermo Francella, Pablo Rago

Trailer:



Um comentário:

  1. final de tirar o folego! oscar merecido!

    a fita branca não me cativou... to tentando entender aquele filme ate agora xD

    ResponderExcluir

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.