Páginas

abril 12, 2011

'Tropa 2' e 'Chico Xavier' lideram indicações ao "Oscar" brasileiro

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre em maio


Depois de uma boa edição que foi exibida ao vivo pelo Canal Brasil e on line e ter consagrado a produção É Proibido Fumar de Anna Muylaert, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro cresce em 2011 junto com o mercado que teve bons títulos no último ano. Ainda não se tem muitas informações se ele será novamente exibido dessa forma, mas deveria ganhar mais espaço na mídia, já que muitos cinéfilos torcem para a indústria cinematográfica no Brasil crescer e isso sem dúvidas é um bom estímulo. A demora em ocorrer também é algo que poderia ser revisto, pois a cerimônia de entrega dos prêmios (troféu Grande Otelo) se realizará no dia 31 de maio. Ou seja na metade do ano premiar filmes do ano anterior. Mas o importante é que mesmo sem muito apoio, ele chega à sua nona edição (apesar de ter fontes desencontradas sobre esse número). Os campeões de indicações são os populares e sucesso de bilheteria Chico Xavier, o Filme e Tropa de Elite 2, cada um com 16 indicações.

Concorrem como melhor filme: Cinco Vezes Favela, Chico Xavier, As Melhores Coisas do Mundo, Olhos Azuis, Tropa de Elite 2 e Viajo Porque Preciso e Volto Porque Te Amo. Os cinco primeiros são de altíssimo nível, e este último eu ainda não vi. Mais uma vez o escolhido como representante do Oscar de filme estrangeiro, Lula, O Filho do Brasil, ficou de fora da disputa... que contradição necessária! Na direção alguns nomes são figurinhas carimabadas como Daniel Filho que tem agora como concorrente José Padilha. O excelente trabalho de Laís Bodanzky também foi lembrado por As Melhores Coisas do Mundo, que aos poucos tem sido descoberto pelo público alvo que não o prestigiou nos cinemas, assim como aconteceu com Desenrola.

Na categoria de atores, nomes populares da televisão dominam na categoria de melhor atriz: Christiane Torloni (Chico Xavier), Ingrid Guimarães (De Pernas para o ar), Marieta Severo (Quincas Berro D`Água) e Glória Pires (Lula, O Filho do Brasil) foram lembradas ao lado de Alice Braga por Cabeça ao Prêmio. Cadê Ana Paula Arósio que fez um lindo trabalho em Como Esquecer? Entre os indicados à melhor ator, temos Ângelo Antônio (Chico Xavier), Chico Diaz (O Sol do Meio-Dia), Marco Nanini (O Bem Amado), Nelson Xavier (Chico Xavier) e Paulo José (Quincas por Quincas Berro D`Água) e claro, Wagner Moura (Tropa de Elite 2).

Confira a lista completa aqui.

Lembrando que a Academia que elege os melhores do ano em cada categoria é formada por críticos e pessoas ligadas ao cinema, e esses são os finalistas. O público também pode votar nas categorias denominadas Voto Popular, que são entregues no mesmo dia, vote aqui. Um prêmio interessante e que deveria ganhar espaço, afinal ninguém duvida mais da qualidade do cinema brasileiro. Mesmo com certos tropeços, normal até no Oscar, os profissionais ligados ao cinema nacional agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Este blog contém conteúdo opinativo, por isso, não serão aceitos comentários depreciativos sobre a opinião do autor. Saiba debater com respeito. Portanto, comentários ofensivos serão apagados. Para saber quando seu comentário for respondido basta "Inscrever-se por e-mail" clicando no link abaixo.